domingo, 1 de julho de 2012

O guito, o Ventura e eu...



Diego Ventura, grande figura do toureio e um gigante do rejoneio, em particular, disse à imprensa espanhola que 90 por cento dos críticos taurinos portugueses solicitam junto da sua pessoa guito para escrever/falar bem de si.

Diz o mesmo toureiro que Portugal é uma espécie de "orfanato", pois mal ele acaba de chegar já os escribas estão a pedir uma comissão (penso eu que seja choruda) para escrever coisas agradáveis e pintar um quadro cor-de-rosa, assim tipo o cenário da série televisiva "Floribela"...
Caro Ventura, não sei se você paga ou não aos críticos quando esses se aproximam de si e, alegadamente, solicitam a massa, mas se a resposta for afirmativa, então eu gostaria de receber a minha parte.
Ao longo destes anos já escrevi na net e relatei em rádio muitas corridas suas, muitos êxitos e ainda não vi nenhum...
Tenho a dizer e aviso já, que fiz a soma e a conta vai alta...Em dez crónicas que fiz sobre as suas actuações escrevi pela positiva sobre as suas prestações cerca de cinco vezes...Caso você decida pagar, isto vai-lhe custar uma fortuna, acredite!
Mas sempre posso fazer um desconto... Estamos em crise, eu sou um gajo porreiro e sempre posso fazer um descontinho na ordem dos 50 mil euritos. 
Sim, 50 mil! Comigo é assim. Quando falo de dinheiro ou é a sério ou não é!
Penso que o meu amigo é da mesma opinião, já que cobra uma fortuna para tourear, também deve ser generoso, caso divida o dinheiro, na hora do repartir...
Eu não quero é pertencer ao lote dos 10 por cento de jornalistas que você diz aos periodistas espanhóis que não o incomodam com esses alegados pedidos, aliás, nunca fui a favor das minorias...
Essa gente, as minorias, devem ser banidas da sociedade, pois são uns elitistas de meia tigela!
Caso o meu amigo seja um generoso, quero que saiba que quero tudo a que tenho direito!
E já agora, se pudesse ser e se não desse muita maçada, gostaria de ter um quartinho em Pancas, dava jeito, pois está ali a dois passos de Lisboa...
Caro Diego, não leve a mal este escrito, a vida em Portugal está difícil, nós temos por cá a Troika, andamos às aranhas e com um Governo que carrega a malta com impostos...
O seu guito, caso tenha alguma vez distribuído algum ou esteja a equacionar fazê-lo, volto a frisar, fazia-me mesmo falta. A sério!
Repense lá a sua vida, agarre no cavalo que morde os toiros e nos outros que aí tem em casa e venha lá fazer meia dúzia de touradas aqui a esta terra que, segundo o estimado toureiro diz na mesma entrevista, não tem figuras que arrastem o povo às praças.
Deixe lá de dar ouvidos a todos aqueles que o assobiam logo nas cortesias e venha a Portugal, país que o viu nascer.
Não existe nada no mundo como abraçar a pátria, sabe do que eu estou a falar?
Deixe lá de dar entrevistas a dizer cobras e lagartos dos jornalistas e venha mas é para cá com a sua garra e valor tourear os Canas Vigouroux, os Palhas, os Castros e outros tais. Vamos à guerra!
É disto que a gente precisa...e de guito também, já agora nunca é demais sublinhar este facto...
Venha tourear a Portugal e deixe essas coisas de bastidores... E se da próxima vez que o estimado toureiro venha a Portugal espalhar a sua arte e um jornalista lhe pedir guito, você não hesite.
Caso esteja na disposição de dar o guito, não se esqueça que eu já estou na fila!
Um abraço!

Foto M. Alvarenga